Especialidade de Medicina Dentária dedicada à prevenção e correção de más posições dentárias, funcionais e, em alguns casos, esqueléticas.

Para uma correta avaliação, diagnóstico e elaboração do plano de tratamento é necessária a realização de um estudo ortodôntico prévio. A consulta de estudo engloba a realização de radiografias intra e extra orais, moldagem das arcadas, fotografias intra e extra orais bem como um exame clínico minucioso.

Objetivo

O tratamento ortodôntico tem como objetivos principais:

1-Melhoria a nível estético da face, sorriso e perfil contribuindo para um aumento da autoestima e facilidade de inserção social;

2-Correto alinhamento dentário facilitando a higienização dentária com diminuição do risco de cáries e problemas gengivais;

3-Prevenir problemas na articulação temporomandibular promovendo uma boa função mastigatória e muscular.

Causas

Os problemas ortodônticos podem ser causados por fatores hereditários, ambientais (hábitos parafuncionais como sucção no dedo ou uso de chupeta) ou combinação de ambos.

Tipos de Aparelhos Ortodônticos
Existe uma grande variedade de aparelhos ortodônticos fixos e removíveis concebidos para movimentar os dentes ou as bases ósseas.

Aparelhos fixos – são os mais comuns sendo constituído pelo conjunto de braquetes fixos nos dentes nos quais são inseridos os arcos metálicos para realizar os movimentos dentários.

Aparelhos de expansão – utilizados para alterar as dimensões e formas das arcadas dentárias

Aparelhos funcionais – Podem ser removíveis ou fixos e são utilizados para corrigir as posições maxilares.

Tipos de Ortodontia

É aconselhado uma consulta antes dos 7 anos de idade de forma a identificar os problemas, gravidade e definir altura de iniciar os tratamentos.

Ortodontia Preventiva – Jovens e crianças com o intuito de tratar situações como perda prematura de dentes temporários, sucção prolongada dos dedos e posições incorretas da língua

Ortodontia Intercetiva – Jovens entre 7 os 9 anos de idade onde é iniciado o tratamento ortodôntico de forma a evitar desenvolvimento de problemas de ordem esquelética e funcional.

Ortodontia corretiva – tratamento de más oclusões completamente estabelecidas quer em crianças quer em adultos.